Jesus Cristo ou Superman?









É engraçado como temos a maior facilidade em comentar sobre as aventuras dos super-heróis do cinema, e muitos até acreditam que existam seres de outros planetas com poderes como o superman e, no entanto, sentimos medo, vergonha ou insegurança para comentar sobre Jesus Cristo, aquele que tem TODO PODER!
Interessante que muitas vezes descuidamos de nossas crianças e deixamos que a TV e os filmes façam o papel de babás. Não ocupamos nosso tempo comentando sobre a pessoa de Jesus Cristo e seu grande feito para a humanidade; as crianças e adolescentes ficam expostas a super-heróis cativantes que estimulam a imaginação e fazem com que todos desejem possuir seus super-poderes.

Escolhi falar sobre o Superman pelas próprias declarações do diretor do filme, Bryan Singer, que disse: “foram claras as intenções em mostrar o retorno do salvador à Terra, como se fosse o renascimento do próprio mito cristão”. O primeiro erro começa com esse comentário, Jesus Cristo não é um mito, ele existiu, existe e sempre existirá.

Propositalmente várias partes do filme Superman – O Retorno, foram criadas para terem semelhança com a vida de Jesus, compare:

JESUS CRISTO
Origem: veio do céu, da parte de Deus; foi colocado numa manjedoura envolvido em um manto. Enviado à Terra pelo Pai Deus.
Missão: Salvar o homem do pecado, trazer luz ao mundo que estava em trevas.
Pai terrestre: José que morre antes de Jesus iniciar seu ministério, Jesus aprendia o oficio de seu pai.
Uma estrela sinalizou o local de seu nascimento.
Morreu numa cruz, para nos salvar.
Ressuscitou! Vive para sempre!
Tem poderes sobrenaturais: milagres, coisas impossíveis ao ser humano!

Superman
Origem: veio de Kripton (um planeta no céu), da parte de Jor-El*, caindo como uma estrela (simbolizando a estrela de Belém). Na sua cápsula espacial (semelhante a uma manjedoura) estava envolvido em um manto. Enviado à Terra pelo pai Jor-El
Missão: O Jor-El, pai do herói, fala sobre os terráqueos: 'Eles podem ser grandes pessoas, Kal-El, eles desejam ser. Eles só precisam de uma luz para mostrar o caminho. É por esta razão, acima de todas as coisas, que eu mandei você - meu único filho",*Note que a terminação “El” refere-se a Deus, El-Shaday, Elohin, EmanuEl, IsraEl, BetEl.
Pai terrestre: Jonathan que também morre antes do super-herói vestir sua capa e começar a “salvar” as pessoas; enquanto o pai era vivo o Superman também aprendia o ofício do pai. O nome dos pais são nomes bíblicos: Jonathan e Martha (originalmente eram Joseph e Maryah).

“Em vez de ir para o alto e avante, Superman agora abre os braços em cruz para descer à Terra e ajudar os seres humanos” (Revista Isto é Gente).

Não pode morrer, é imortal! Também vive para sempre! Tem poderes sobrenaturais: visão de raio X (Cristo também enxerga o interior das pessoas), pode voar, pode levantar toneladas.

Como vemos, o Superman pode quase tudo; pode até salvar da morte eminente, mas não pode salvar da morte eterna. Pode impedir que alguém morra, mas não pode ressuscitar quem já morreu. Jesus é infinitamente muito superior a qualquer super-herói já retratado por Hollywood. Mas por que não vemos as crianças imitando Jesus, como imitam o Superman ou o Homem Aranha? Por que não desejamos ser como Jesus, mas desejamos os poderes dos super-heróis?

Porque não nos comportamos como Paulo; ele como qualquer criança que hoje imita seus super-heróis, também imitava a Cristo. E mais, nos convida a também sermos imitadores de Jesus. Nós devemos imitar Jesus não porque Ele tem super-poderes, mas porque sem usar seus super-poderes nos salvou da condenação eterna; nos resgatou do pecado, nos transportou para sua maravilhosa luz! Os super-heróis não podem nos transmitir seus poderes; Jesus pode:

“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.”. Marcos 16:17-18.

Vamos fazer com que nossos filhos tenham orgulho de conhecer Jesus, de saber como Ele é, o que Ele fez, faz e pode fazer! Não vamos deixar os pequeninos reféns de Hollywood imitando heróis que não podem salvar. Vamos mostrar um cristianismo digno de ser imitado, vamos demonstrar que ser cristão é motivo de orgulho e que o poder de Cristo é tão abundante que pode ser derramado sobre todas as pessoas. Mas lembre-se: Jesus não é um super-herói, Ele é Deus!

Um comentário:

  1. Gostei da sua historia em comparaçao da vida de jesus com superman. Alias, o superman pode ressuscitar os mortos sim. No filme superman the movie - 1978, quando lois lane morreu naquele acidente do carro caindo numa vala causada pelo terremoto.... Então, superman em seu desespero com toda sua força girou o nosso planeta terra ao contrario fazendo com que voltássemos ao passado ressuscitando a mesma etc

    ResponderExcluir