Dicas do Pedrão

Sábado, 02 de abril de 2011. Olá amigos, Shabat Shalom!

Meditando hoje no texto bíblico da primeira carta do apóstolo Pedro, capítulos 1 e 2, tive a grata surpresa de ser ensinado - cada dia precisamos abrir o coração para ser ensinável, principalmente em se tratando da Palavra de Deus - a respeito da purificação da alma e do culto que esta oferece ao nosso Eterno.

Nossa alma, sede dos pensamentos, emoções e decisões, está sujeita a todo o tipo de lixo que se possa imaginar. Sobretudo nos dias de hoje onde é fácil encontrar distrações que nos tiram da meditação, da contemplação e da adoração, somos bombardeados pela mídia, pelo ativismo, pela cultura da pressa e da competitividade, daí nossos pensamentos vaguearem tanto e nos tirar do foco.

Pedro, então, admoesta a cada um de nós a respeito da sobriedade, que é a capacidade de permanecermos "inteiros", sem cambalearmos feitos ébrios, ou bêbados. Orienta-nos a "esperar inteiramente na graça" que foi-nos dada por Jesus e buscarmos ser separados, ou santos, assim como Deus é santo. O apóstolo, preocupado com a nossa "alma", nos conclama à purificação "na obediência à verdade" para que prevaleça o amor fraternal não fingido (coisa meio fora de moda, não é?) e reverbera: "amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro".

No segundo capítulo, a exortação - ou ensino - é que "deixemos a malícia, engano, fingimentos, invejas e TODAS as murmurações" - versículo primeiro -. Destaquei a palavra 'todas' porque a murmuração é algo que tem me preocupado ultimamente. Vejo este terrível mal como um sintoma de falta de fé e, "sem fé é impossível agradar a Deus". Cuidado! Se flagrar-se murmurando, peça imediatamente a Deus que o livre disto e coloque uma fé inabalável no seu coração.

Ainda, nos adverte da necessidade de querer, desejar como um bebê que "fuça", procura e suga com tudo o que pode, o leite dos seios da mãe, a Palavra de Deus, comparada ao leite "não falsificado". Sobre o culto, aprendemos que Cristo é a pedra viva, a principal, a base da engenharia e sustentação de todas as coisas. Mas vemos lá que nós também, "como pedras vivas, somos edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecermos sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, através de Jesus Cristo", ou seja, é por intermédio do Filho que temos a possibilidade de alegrar o coração de Deus, em culto e sacerdócio e, completa o apóstolo dizendo que quem crer na principal Pedra, a eleita e preciosa, jamais será confundido.

Sua oferta de louvor, seu sacrifício espiritual, suas tentativas de adentrar no mais profundo e íntimo lugar de adoração junto ao Pai não serão frustrados ou confundidos com o profano e o falso! Terão validade e serão aceitos pois você é "geração eleita (Deus votou em você!), o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido". E se, por acaso, você se acha incapaz ou imerecedor disto, veja como Pedro encerra: "vocês que, em outro tempo - no passado - não eram povo, mas, agora, são povo de Deus; que não tinham alcançado misericórdia, mas, agora, alcançaram misericórdia".

Não se deprecie! Tome, hoje mesmo, a decisão de ser sacerdote e assumir seu lugar de adorador, pois agora você é povo de Deus, alcançado pela Sua misericórdia.

Forte abraço,
Pr. Eliézer

Nenhum comentário:

Postar um comentário