"Profissão Perigo" e MacGyver

Pr. Eliézer R. Abreu
Postado em 27Abr2011-Quarta-feira

Olá amigos, Shalom.

Lembram daquela série de TV dos anos 80, o "Profissão Perigo"? Recordo do que o personagem, MacGyver, conseguia fazer com um grampo e uma caixinha de fósforo... uma bomba nuclear. Exagero, mas era quase isso. Bons tempos aqueles, da TV em preto e branco e dos disputados programas de televisão. Em cada episódio a gente vibrava como o cara inventava mil coisas para escapar do perigo apenas com um palito de dente e um isqueiro.

Pois é, hoje em dia tem muita gente com saudades, nem tanto da série - que por sinal era muito boa - mas o que sugere o nome: gostar de viver rodeado por situações adversas e, como um focado monge do gelado Tibet, amar demais isto. É o fato de querer, por vontade própria, se expor e permanecer correndo riscos.

Lembrei-me do "Profissão Perigo" e de MacGyver por causa da ponte sobre o Rio das Velhas, na BR 381, que está condenada e prestes a cair. Foi interditada e vai ser demolida para a construção de uma nova. Veio então, o Batalhão de Engenharia do Exército e construiu uma passarela totalmente segura para que, pelo menos, os moradores da região passem de um lado para outro e continuem tocando suas vidas.

Aí é que começa o problema: os militares vieram de longe (de Itajubá/MG), construíram a passagem em tempo recorde, estão 24 horas à disposição para manutenção e segurança e, sabe o que acontece? Simplesmente vários moradores estão ignorando a passarela e se arriscando passar por cima da ponte rachada e fadada a cair a qualquer momento! Sinceramente, eu não consigo entender isso. Se alguém puder me explicar como funciona a cabeça de uma pessoa assim, mesmo que seja pelas teorias de Freud, me explique, pelo amor de Deus!

Assim também, quanto à saúde da alma e das nossas emoções, não entendo como é que muitas pessoas arriscam-se em não tratar suas questões internas, guardando amarguras, ódio, ressentimento contra o próximo – na maioria das vezes, gente da própria família – e não percorrem as passarelas do amor, do perdão e da paciência. Como é que não conseguem enxergar os caminhos simples do reconhecimento, do elogio, das boas palavras e das sábias decisões. Algumas preferem passar pelas pontes quebradas e perigosas da solidão, das angustiantes preocupações da vida e da ansiedade, o que gera depressão e até doenças físicas.

Outro perigo, e este com certeza é o maior de todos, é o risco iminente da alma (entende-se a pessoa, como um ser espiritual) ser condenada a viver longe do desfrute e de todo prazer que Deus nos proporcionará, ao passarmos para a eternidade. Assim como aquela ponte, que pode cair a qualquer momento, nossa existência neste mundo pode cessar. Então eu pergunto: vale a pena ser negligente a ponto de, sabendo da possiblidade da salvação da nossa alma e reconciliação com Deus, ficar de fora de seus planos eternos e simplesmente sucumbir nas sujas águas do pecado e da maldição? Será que compensa viver a loucura de não confiar nossas vidas Àquele que nos dá e também tira o fôlego de vida?

Definitivamente, meus amigos, digo que NÃO dá para “pagar para ver” nessa aventura sem Deus. Seria muita pretensão, assim como aqueles passantes da ponte condenada, achar que pagar meus impostos, ajudar alguém de vez em quando, não roubar ou fazer mal a alguém e ser uma pessoa de bem, estaria livrando a minha alma da derrocada e de uma condenação eterna.

Muito além de ser uma boa pessoa, existe algo fundamental que todas as pessoas, sem exceção, devem fazer: arrepender-se e confessar seus pecados e pedir ao Senhor Jesus Cristo que o aceite como seu único e suficiente salvador, a fim de que o transforme em um novo homem, liberto, curado e seja garantida a sua filiação definitiva com o Eterno.

Deus nos deixou na sua Palavra, que é a Bíblia Sagrada, o caminho prático para que não haja PERIGO ALGUM de me aventurar no caminho largo da condenação:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” S. João 14:6

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:1

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” I S. João 1:8-10

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” S. João 3:16-21

Deixo, então, meus amigos, este alerta essencial para que pensem a respeito: Não faça de sua única vida uma experiência de laboratório. Você não tem nada a perder entregando seu coração e sua alma a Jesus Cristo, antes, receberá a paz, o perdão e a vida eterna, ao lado de Deus. Deixe as aventuras para os filmes de ficção e para personagens como MacGyver e nunca, jamais, cruze a larga e espaçosa ponte da condenação, sabendo que há uma passarela estreita, porém segura, para você alcançar a outra margem.

Convido-o a fazer agora esta oração, mesmo que apenas no seu pensamento:

“Senhor Jesus Cristo, reconheço que Tu é o Salvador e Senhor de tudo e de todos. Reconheço que só através de Ti eu posso me reconciliar totalmente com Deus, o Pai. Peço-te que me perdoe de cada um dos pecados, mesmo aqueles que nem lembro, e arrependo-me para renascer como uma nova pessoa, completamente purificado e transformado. Me aceite como um verdadeiro filho de Deus e escreva, para sempre, meu nome no Livro da Vida.

Te agradeço por não precisar mais, a partir de agora, arriscar a minha alma para o inferno e a condenação eterna, mas me proporcionar a vida, a alegria e a salvação. Assim seja, amém!"

Um comentário:

  1. Querido irmão, diariamente temos a oportunidade de nos arrependermos dos nossos pecados e nos voltarmos para Deus. Talvez, hoje, seja a última oportunidade de fazermos isso. Ocorre que muitas pessoas preferem deixar para depois, pois entendem que ainda é muito cedo. Que Deus tenha misericórdia de nós. Grande abraço.

    ResponderExcluir