Nada de auto-suficiência!

Postado em 16/Abr de 2011 - 19:20h
Shabat Shalom!

"Porque Deus é o que opera (do grego: energeo) em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" Filipenses 2:13 - grifo nosso

Noto ultimamente que as pessoas estão se tornando cada vez mais auto-suficientes nos aspectos intelectuais, culturais e até mesmo econômicos. No Brasil, por exemplo, com o aumento nos últimos anos da renda e do crescimento do país, com tendência a se tornar uma das cinco maiores potências mundiais, parece que a auto-estima e a independência está se tornando cada vez maior.

Apesar de produzir, em alguns aspectos, coisas positivas, esta auto-suficiência não deve tirar o cristão da sua posição de humildade para com Deus e o reconhecimento de que "toda boa dádiva e todo o dom perfeito vem do Pai das Luzes". A Bíblia diz que "Deus resiste aos soberbos, mas concede a sua graça aos humildes".

Nada, amigos, que realizarmos ou conquistarmos, terá sido obra meramente de nossos esforços, sem que o Eterno Deus, em sua magnificente bondade, amor e misericórdia tenha deliberado em nosso favor. Deus conspira com o universo para que um único e ínfimo projeto seu dê certo.

No texto de Paulo acima, vemos que o verbo grego energeo tem o sentido de dar poder, energizar, tem também o sentido de produzir. Isto seria o resultado da graça de Deus. Em outras palavras, o que está sendo ensinado é que o cristão deve cumprir seus propósitos na dependência da Graça de Deus e fortalecido pela presença de Deus em sua vida.

É Deus quem efetua o querer e o realizar. Em Romanos 7.18 o apóstolo diz que o querer o bem está nele, mas não o efetuar. O cristão que tentar viver a vida cristã confiado na sua própria capacidade, força ou formação, descobrirá muito cedo a sua incapacidade para tal.

Paulo dá esta lição, pois ele mesmo havia tido esta experiência quando afirma o seguinte: "porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço" (Rm 7.19).

Então, as lições para colocarmos em prática são:

1º - Tudo só será confirmado em minha vida se passar pelo aval da boa vontade de Deus.

2º - Nada de auto-suficiência! Lembre-se que toda a vaidade de grandes conquistas (dinheiro, fama, etc) vai-se embora apenas se o fôlego de vida for tirado.

"Entrega teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará" Salmo 37:5

Forte abraço, Pr. Eliézer R. Abreu




4 comentários:

  1. Além de falar de Deus para as pessoas eu também
    comecei a usar a internet como um meio de evangelizar e gostaria muito que vc desse uma olhada no meu blog!!


    abraçossss


    http://maranata-apostolosdobem.blogspot.com/

    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão,

    Sábias palavras.
    Tem um louvor do David Quinlan, chamado Abraça-me, que fala bem da nossa necessidade de estarmos, sempre, debaixo da graça do Senhor. Afastar-nos Dele é um ato de loucura, pois, sem Ele, nada somos. Uma das partes do louvor, a qual considero linda, é assim: "Mas às vezes sou levado, pela vontade de crescer, torno-me independente e deixo de simplesmente crer".
    Tolo é aquele que se julga capaz e suficiente em qualquer área de sua vida. Porque, sem Deus, nada podemos fazer.
    Grande Abraço,
    Saudades,

    ResponderExcluir
  3. Tenhno vivido na pele esta esperiencia de Paulo,na qual vc cita. É uma luta contra meu pior inimigo,eu mesmo. amei o texto meu amigo que Deus continue te abençoando. Graça e paz!!

    http://menteskamikases.spaceblog.com.br/

    ResponderExcluir