A Bíblia como fonte de avivamento

Texto bíblico: 2 Reis 22:8-20

Vivemos tempos difíceis e trabalhosos. Quando o avivamento alcançou nossos líderes batistas, na década de 60, no século passado, no milênio passado, os tempos eram outros:

- Não havia televisão, ou se havia era em lares privilegiados, e era em preto e branco; telefone fixo era raridade, celular ninguém nem pensava que fosse existir, o Brasil estava debaixo da ditadura, por causa do Golpe Militar de 1964; não havia computador , notebook ou internet; o Rock estava começando; o homem nem havia ainda conquistado a lua.

- Não havia Aids; a droga mais conhecida ainda era a maconha; poucas mulheres usavam calça comprida e menos usavam mini-saia e quase nenhum decote.

- Nas igrejas não havia bateria, guitarra ou contrabaixo e em algumas nem violão ( que era coisa de malandro); cantavam-se hinos ao som de um piano, ou mesmo à capela. Havia muita perseguição, muitas lutas e quem se entregava a Cristo sabia que era pecador e destituído da glória de Deus e carente da salvação, que só Deus podia conceder por sua maravilhosa graça.

- Os cultos eram “logocêntricos”, ou seja, a palavra de Deus tinha o seu lugar no centro do culto e todos, reverentes e humildes, bebiam da água da vida e comiam do pão celestial com prazer e satisfação. Não havia a teologia da prosperidade, da confissão positiva, não se falava tanto da batalha espiritual, não se mapeava locais dominados por potestades; não se amarrava tanta coisa e nem se fazia entrevista com demônios, não se falava em satanismo ou ocultismo; estava a igreja falando do arrebatamento dos salvos, portanto não tinha tempo para outras coisas dessa vida. Algumas denominações, hoje tão controvertidas, ainda não existiam. E bancada evangélica? Quem poderia saber o que seria isto? Alguém imaginaria que um metalúrgico de um partido de esquerda seria um dia Presidente da República?
E hoje, qual é o cenário que se nos apresenta e nos desafia?

- O Brasil, mesmo tendo multiplicado muitas vezes o número de evangélicos, está mais liberal, mais sensual e mais pecador; a violência e a criminalidade aumentam vertiginosamente; há muita corrupção no meio governamental e político, às vezes envolvendo até evangélicos – lembram-se do escândalo dos salários de nossos Deputados mineiros?

- Há muita prostituição infantil, juvenil e adulta, muitas vezes estimulada pelos próprios familiares; há muito abuso sexual, emocional e até espiritual;

- Cada dia aumenta a miséria e a injustiça social. Os pobres estão mais pobres e os ricos mais ricos;

- Hoje se fala em globalização e pós-modernidade;

- Hoje vivenciamos uma crise das instituições, incluindo a família – os casamentos estão cada vez mais terminando em divórcio. Há uma crise moral nunca vista. Temos uma televisão das mais imorais do mundo, trazendo para nossas casas todo o lixo do diabo;

- Aumenta o número de homossexuais, de feiticeiros e de bruxos. O esoterismo e espiritismo está ganhando terreno e, segundo o último censo do IBGE, o número de pessoas sem religião no Brasil já é de 7% da população.

E a igreja assiste a tudo, passivamente, e o que é pior, ela também mudou e em alguns casos para pior, senão vejamos:

- Nossos cultos têm muito barulho e pouca unção; muita música, muita dança e pouca adoração; canta-se muito, mas ouve-se pouco a pregação da palavra. Os crentes de hoje são impacientes, ansiosos, rebeldes, insubmissos e avessos à disciplina – qualquer coisa mudam de igreja e não resolvem os problemas, apenas os levam consigo.

- Muitos cantores, que se dizem evangélicos, mas com caráter duvidoso, cobram cachês exorbitantes de milhares de reais para darem o seu “show”. E o que é pior: - há muitas igrejas que pagam e sustentam este tipo de conduta, enquanto aqueles que pregam a palavra de Deus não recebem das mesmas igrejas o tratamento previsto na Bíblia (duplicada honra e elevada estima).

- O termo pecado está fora de moda. O negócio é um trauma da alma e não se precisa mais arrepender ou confessar, basta procurar um terapeuta. Pecados abomináveis já transitam livremente no arraial do povo de Deus e, em algumas igrejas, os satanistas conseguem entrar e fazer diversos estragos.

- Com tantos atrativos que há nos nossos dias os crentes do terceiro milênio oram quase nada, a não ser para pedir e, às vezes para exigir seus direitos ou para determinar alguma coisa; não lêem a Bíblia e, por conseguinte, não conhecem o Deus da Bíblia e nem a Bíblia de Deus.

- Em algumas igrejas, a Bíblia é apenas uma fonte para se buscar uma idéia, por mais esdrúxula e descontextualizada que seja, para fomentar a próxima campanha e enganar os incautos e ignorantes, mas esperançosos e crentes nas fábulas que ouvem dos púlpitos.

- É uma triste contradição e paradoxo: Embora cada crente carregue sua Bíblia, atualmente impressa em todos tamanhos e estilos, pouco ou nada é lido o livro de Deus.

- Os homens dos séculos passados que experimentaram os grandes avivamentos tinham o que nós não temos; nós temos o que eles não tinham. Precisamos alcançar o ideal de juntarmos as duas coisas: - o que eles tinham no passado – muita oração, quebrantamento, santidade, vida com Deus – e o que temos hoje - muita celebração, muita dança, muita alegria, muita música.

Como fazer isto? Esta é a pergunta chave. Jesus disse: “Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus” Mt.22.29;

Paulo escreveu: “ De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10.17). É Por isso que precisamos pregar a palavra de Deus. A fé não vem pelo muito cantar; a fé não vem pelas apresentações de teatro ou de coreografias diversas. A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus.

Se queremos ver um grande avivamento ou reavivamento acontecer, precisar achar o livro. Precisamos voltar a ler a Bíblia, meditar profundamente sobre suas verdades e pregar tudo o que está nela. Muito se escreve sobre a Bíblia, muito se canta sobre a Bíblia, mas o que precisamos é pregar a palavra.

Não sou contra o louvor, teatro ou coreografia – em nossa igreja temos diversas equipes de louvor, várias de coreografias e uma equipe de teatro, e até já gravamos um CD. O Que me preocupa e incomoda é quando estas coisas começam a tomar o lugar principal do culto, relegando a pregação da palavra ao segundo plano. Quantas vezes já preguei em diversos lugares em nosso Estado e até fora dele e me deparei com a seguinte situação: - vários grupos cantando, depois coreografias, encenações, pantomimas, e a hora vai passando e o povo se cansando...

Quando o culto já está quase terminando o dirigente nos passa a palavra e ainda diz que a gente vai entregar o recado de Deus! Só se for o telegrama de Deus....quase duas horas de muito movimento, muita agitação e agora, em 15 ou 20 minutos, quando muito, o pregador tem que reduzir a mensagem, às vezes cortando partes muito importantes, porque o tempo que lhe é dado não é sufuciente.

Precisamos rasgar nossas vestes, chorar diante de Deus e confessar nossos pecados.
No dia de pentecostes, após haver sido cheio com o Espírito Santo junto com os outros discípulos, Pedro, ao ser indagado pelos presentes, não cantou, não fez nenhum mapeamento, não contou nenhuma historieta de auto-ajuda: Ele pregou um poderoso sermão. E o resultado? Quase três mil almas se renderam ao Senhor Jesus Cristo. Pedro pregou, queridos irmãos, e nós, o que temos feito?

O Apóstolo Paulo, orientando ao seu discípulo Timóteo, escreveu-lhe:
“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra , instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” (2 Timóteo 4:1-5).

Em todos os avivamentos que marcaram a história, a pregação da palavra de Deus foi um fato marcante e imprescindível. Qual é o remédio para a nossa nação que está doente? É a graça maravilhosa de Deus que só será conhecida por homens e mulheres apaixonados pelo Senhor e por sua palavra.

Qual é o remédio para a igreja, manchada por tantos pecados e maluquices religiosas? Somente um poderoso avivamento com uma pregação apaixonada da palavra de Deus.

Que o Senhor nos dê mais amor, mais integridade, mais unção e mais sabedoria, para pregarmos a sua palavra e vivermos os seus ensinamentos. Que o nosso coração seja humilde e quebrantado, para termos tanta intimidade com Deus que, ao pregarmos, o povo seja impactado e perceba que estivemos com o Senhor e que a palavra que pregamos foi ele que nos deu. Que tenhamos tamanha sensibilidade, que possamos chorar pelos nossos pecados e pelos pecados do povo.

Que o Senhor Deus tenha compaixão de nós e nos visite com um poderoso avivamento jamais visto ou experimentado.

Que o Senhor levante em nosso meio e na igreja brasileira pregadores apaixonados e cheios com o fogo do Espírito Santo com foram Elias, Elizeu, João Batista, Pedro, Paulo, Savonarola, Lutero, Calvino, Wesley, Mood, Charles Finey, Spurgeon, Billy Grahan e muitos outros anônimos que só conheceremos na eternidade.
Não tenha medo.... abre a tua boca e Deus a encherá.... volte a pregar como no início de seu ministério....com paixão.... sem preocupacões em agradar qualquer pessoa.... sem pensar no salário ou nas vantagens do ministério.... seja livre ....pregue porque você foi chamado para este ministério.... porque você não tem outra missão na terra, senão a de conhecer intimamente o Senhor Jesus Cristo e fazê-lo conhecido entre os homens.

Façamos como o Rei Josias....rasguemos o nosso coração diante do Senhor. Ele nos espera para nos usar como vasos preciosos e de honra.... a igreja também espera ansiosa.... o mundo também espera o que você tem a dizer da parte de Deus. Tome a sua Bíblia, como a espada do Espírito e abra a sua boca.... deixe o resto com o Senhor... e o avivamento que tanto esperamos romperá como um rio de muitas águas....

Pastor Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário